CYBERBULLYING

Alerta aos pais e professores,

Cada vez mais cedo, crianças utilizam celulares e redes sociais e, infelizmente, não é todo conteúdo que nós, adultos, conseguimos acompanhar, orientar ou bloquear. E muitas vezes nos deparamos com situações que nem imaginávamos que aconteceriam com crianças a partir de 9 ou 10 anos. É isso mesmo…

Estamos vivendo numa realidade onde a precocidade infantil e a aceleração diária de nossas vidas nos impedem de estarmos juntos, acompanhando o que nossos filhos fazem na internet.

Atualmente, nos deparamos com um novo jogo de desafio virtual, a “Boneca Momo”, que a exemplo da “Baleia Azul” tem trazido pânico e colocado em risco a vida de crianças que dele participam. Representada por uma criatura medonha, magra, de olhos esbugalhados, ela se assemelha a uma mulher pássaro e faz referência a uma escultura japonesa, inspirada por uma lenda local.

Segundo informações, as crianças e os adolescentes são estimulados a telefonarem para um número desconhecido que os adicionam, e a pessoa, com voz fantasmagórica, se identifica como “Boneca Momo” e os induz a passarem informações pessoais e participarem de desafios de sufocamento e enforcamento.

Vamos orientar nossas crianças e adolescentes sobre o uso responsável das redes sociais e internet, e devemos estar alertas e atentos, nos envolvendo e fazendo parte desse universo fascinante e perigoso, fortalecendo assim a intimidade com eles e prevenindo perigos iminentes.

Outro dado importante: de acordo com um estudo realizado pela Intel, aqui no Brasil, em 2015, das 507 crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos entrevistados, 66% disseram já ter presenciado casos de agressões nas redes sociais. E esses índices só aumentam.

Entre os casos mais relatados estão “falar mal de uma pessoa para outra”, “tirar sarro da aparência de alguém”, “zombar da sexualidade de outra pessoa” e “postar intencionalmente eventos em que um colega foi excluído”. São atitudes justificadas com três principais motivos: o primeiro como defesa porque alguém os tratou mal, segundo por simplesmente não gostar da pessoa e por último para acompanhar outros que já estavam fazendo tais agressões.

O que muitos não sabem é que qualquer prática de agressividade via internet é considerada um Crime Virtual, enquadrado em diversos Artigos do Código Penal. São atos chamados de Cyberbullying ou Bullying Virtual, ou seja, quando se utiliza dos instrumentos das redes sociais e internet para constranger, humilhar e maltratar suas vítimas, geralmente com conteúdos depreciativos, mentirosos, boatos, insultos sobre outros estudantes e seus familiares, e até mesmo sobre professores e profissionais da escola.

Os “Bullies”, como são chamados, apresentam atitude perversa e mal-intencionada. Muitas vezes os praticantes se “blindam” no anonimato ou por trás de apelidos (“nick names” ou “nicks” ou perfis falsos/fake)

O papel da família e da escola é orientar as crianças e adolescentes sobre essa prática e suas consequências, porque existe sim, idade e forma adequada de uso da web. Tudo depende da segurança dos pais, orientações claras e objetivas aos filhos e também supervisão contínua, de forma a garantir os benefícios e a afastar os riscos.

Estar atento ao comportamento online deles garante a prevenção para se evitar os conflitos, as possíveis punições judiciais (neste caso, aos próprios pais) e ainda mais importante, evitar uma tragédia.

■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■

Autora: 🙋🏻Aline Pandolfi, psicóloga e orientadora educacional.

aline

Sugestões de aprofundamento:

“Os novos perigos que rondam nossos filhos – para papais do Século 21” – Tânia Zagury, Editora Bicicleta Amarela (2017)

“Bullying – mentes perigosas nas escolas” – Ana Beatriz Barbosa Silva, Editora Globo (2015)

REPORTAGEM SOBRE A BONECA MOMO

PESQUISA INTEL SOBRE CYBERBULLYING

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s