Citações e pensamentos

“Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender.”

Alvin Toffler

“Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos”

Eduardo Galeano

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”

John Dewey

“[…} um professor não ensina aquilo que diz, ele transmite aquilo que é. Um professor tem que ser um tutor e um mediador de aprendizagens. E a aprendizagem acontece quando há um vínculo afetivo entre quem supostamente ensina e quem supostamente aprende”.

José Pacheco

 “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção e construção.”

Paulo Freire

“Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.”

Platão

“O aprendizado se dá quando compartilhamos experiências, e isso só é possível num ambiente democrático, onde não haja barreiras ao intercâmbio de pensamento”

John Dewey

“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.”

Immanuel Kant

“Ousarei expor aqui a mais importante, a maior, a mais útil regra de toda a educação? É não ganhar tempo, mas perdê-lo.”

Jean-Jacques Rousseau

“O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la.”

Ralph Waldo Emerson

“Tudo que existe são encontros e a sua capacidade de afetar ou ser afetado por estes encontros”

Spinoza

“A emancipação é a formação para a autonomia e, por outro lado, depende da existência de um processo coletivo, pois uma mudança individual não provoca, necessariamente, mudança social, mas é precondição. Portanto, a educação deveria contribuir não só para o processo de formação, mas também, para a emancipação, contribuindo para que os indivíduos conquistem a autonomia, por meio de um processo social. Emancipação não diz respeito apenas ao indivíduo como entidade isolada, mas principalmente como um ser social. Emancipação é pressuposto da democracia e se fundamenta na formação da vontade particular de cada um, ou seja, é preciso garantir que cada um possa se servir de seu próprio entendimento”

Theodor Adorno